PianoForte é um projeto sócio educativo cultural, desenvolvido na cidade de Bagé (RS) com o intuito de dar acesso ao maior número de crianças e adolescentes de baixa renda, que estejam matriculados regularmente em escolas da rede pública, usando como metodologia o ensino coletivo de piano e o modelo C (L) A (S) P de educação musical, pensado pelo educador musical britânico Swanwick. Este modelo favorece uma ampla e efetiva experiência com a música e usa 5 atividades musicais:
C: composição
L: literatura
A: audição ou apreciação
S: aquisição de habilidades (skills)
P: performance ou execução
O projeto teve início em maio de 2017, e usa como inspiração a tradição que o país e a própria cidade tem com o instrumento piano, tanto que na cidade existe um grupo conhecido como “Pianistas de Bagé” o qual reúne anualmente inúmeros pianistas de diferentes gerações para executarem obras musicais fazendo uso de cinco pianos simultaneamente.
Definitivamente a invenção do italiano Bartolomeu Cristofori, conhecida inicialmente como PianoForte, é muito apreciada por nós e pretendemos através do projeto perpetuar a paixão por esse lindo instrumento musical. Dentre tantos objetivos que temos, podemos citar a preocupação em desmistificar a ideia que o piano só faz parte das classes sociais mais elevadas e o de despertar o interesse da nova geração em profissionalizar-se nessa área, além de auxiliar a diminuir o risco de crianças e jovens em vulnerabilidade social.
Para que seja possível manter esse projeto, contamos com a parceria de pessoas físicas e jurídicas. Estes parceiros contribuem com valores que possibilitam arcar com os custos básicos de material didático, uniformes, espaço físico, aquisição de mais instrumentos musicais, manutenção dos pianos (afinações periódicas) e o pagamento de professores de piano para ministrarem as aulas.